quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Manhuaçu: Poderes público e privado se reúnem para debater sobre empregabilidade

“Empregabilidade – Geração de Emprego, Trabalho e Renda em Manhuaçu”. Este foi o tema do café temático, promovido pela Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, por meio do Núcleo de Apoio ao Trabalhador, na manhã de quarta-feira, 08, no salão do Centro Espírita Manoel Henriques.

O encontro envolveu diversos empresários da cidade e contou com a presença do Prefeito de Manhuaçu, Renato Cezar Von Randow “Renato da Banca”; da Secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social, Beatriz Prata; do Presidente da Câmara de Vereadores, Jorge do Ibéria e da Assessora do Núcleo de Apoio ao Trabalhador, Rutilea Cândida, que também é Mestrada em Política Públicas pela Universidade Federal do Espírito Santo.

O objetivo da reunião foi promover debate em torno das políticas públicas de qualificação profissional e de geração de emprego, trabalho e renda, com destaque para a sua efetiva contribuição para o desenvolvimento local.

A Secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social, Beatriz Prata, ressaltou a importância do encontro. “Este é um processo que foi iniciado há um ano e agora convidamos a classe empresarial para discutirmos a questão da empregabilidade porque não se pode falar em progresso e desenvolvimento se não se articula uma política municipal que passe a direcionar este processo. Estamos vivendo épocas que as coisas vão acontecendo por si só, mas acreditamos que se houver uma articulação entre poder público e privado, vamos obter resultados mais rapidamente e superiores”, explicou.

O Prefeito de Manhuaçu “Renato da Banca” afirmou que a partir deste momento o município irá se dedicar as políticas públicas. “Manhuaçu está com uma nova dimensão e a partir de agora terá políticas públicas. A reunião foi muito profícua e teve vários esclarecimentos. Foi uma manhã muito proveitosa. Acreditamos e sabemos que ao longo do tempo que as empresas estão caminhando não há esta política pública, mas isto vai mudar. Vamos trazer tranqulidade aos jovens e também aos empresários para dirigir e qualificar a mão de obra que vai atender realmente o desenvolvimento da cidade”, comentou.